Pedro Geraldo Barros Pires de Mello, nasceu em Janeiro de 1963 na cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Cresceu ao som do bongô do pai, músico de extinta Rádio Nacional e da Orquestra de Ruy Rey, com quem aprendeu seus primeiros toques. Ouviu, desde pequeno, discos de Milton Banana, Buddy Rich, Bituca, Tom Jobim, Tito Madi, Tamba Trio, Maysa, Frank Sinatra, Dolores Duran, dentre muitos.
Aos seis anos de idade montava um set com panelas e tampas e tocava acompanhando músicas do rádio. Aos oito anos ganhou, de sua avó, sua primeira bateria. Era um kit completo, porém de dimensões pequenas, do qual não se separou por algum tempo.
Aos 18 anos foi morar na cidade do Rio de Janeiro para cursar a universidade de Direito da UFF, em Niterói, o que o fez até o 8º período. Paralelamente tinha aulas particulares de bateria com Rubens Ohana (Tamba Trio). Mas a música pulsava mais forte em suas veias, então largou a Faculdade e começou a estudar bateria na Escola de Música Villa Lobos. Em 1980 começou sua carreira como baterista amador, na Banda AutoForno, em Volta Redonda.
No ano de 1984, já como profissional, acompanhou o cantor e compositor Tunai em uma Turnê nacional e daí não parou mais… Tocou com Simone Caymmi, Tunai, Raimundo Costa, Tânia Maria, Zélia Duncan, João Pinheiro, Rosana, Tim Maia (Vitória Régia), Cláudia Otero, Eliane Faria, Joanna, Junior Marvin (The Wailers), dentre tantos outros não menos renomados no cenário da MPB e da música Internacional. Participou, durante três anos, da Orquestra de Guitarras da Universidade Estácio de Sá.
Atualmente toca com o trio El Espino, de Latin Groove, que toca músicas espano latinas internacionais, tendo feito shows pelo Circuito dos SESC. O trio é formado por Pedro Mello, Alberto Espino e Jonas Mattoso. Com o trio InsTRIOmental, banda formada por Cauê Lobo e Rui Mota , com o qual se apresenta em importantes festivais como o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, dentre outros. O trio apresenta versões de músicas instrumentais consagradas, com arranjos de textura pop e sotaque brasileiro.
Participa ativamente, há mais de 20 anos, de gravações de cenas e trilhas sonoras de novelas, especiais, tendo realizado mais de quarenta produtos diferentes para o Sistema Globo de Televisão. Dentre tantos trabalhos, os que mais se destacam são as gravações das percussões do programa Sítio do Pica Pau Amarelo e das baterias e percussões das músicas incidentais das novelas Pedra Sobre Pedra, Renascer, Da Cor do Pecado, Como uma Onda, Sinhá Moça, Paraíso, Cama de Gato, Além do Tempo, dentre muitas outras. E especiais como Os Caras de Pau.
Foi integrante e fundador do Grupo ZéPerê, do qual co-produziu e gravou, juntamente com o músico Zé Waldemar, o CD/Livro(Profª Sônia Coimbra) intitulado Cantando e Brincando de Roda na Escola, que resgatam, de forma lúdica, as tradicionais Cantigas de Roda com ritmos regionais brasileiros.
Em 2016, fez uma viagem internacional ao Canadá, fez shows em diversos locais, incluindo a Lakehead University, na cidade de Thunder Bay. Lá também ministrou um Workshop de ritmos Brasileiros, com enfoque em Escola de Samba.
Viajou à Austrália em 2017, onde permaneceu por 2 meses na cidade de Sydney. Durante esse período, tocou regularmente no El Rocco’s Jazz & Blues Bar além de ter feito gravações em estúdios no Bondi Pavilion.
É professor particular de bateria e percussão, com alunos de diversas idades. Atualmente, Pedro Mello dá aulas na Escola de Música Mega Star, principal desse ramo em Nova Friburgo, onde reside atualmente. É graduado no Curso Superior de Produção Fonográfica e Técnico de Gravação da Universidade Estácio de Sá.