EDU NICOLINI

Nascido em fevereiro de 1972 em São Paulo, morador de São Caetano do Sul no ABC paulista, grande SP, começou a tocar bateria em 1985 participando de festivais na escola. Sempre foi autodidata, e também toca guitarra e baixo. Formou sua 1ª banda, de thrash metal, MENACE, em 1986, onde era baterista e vocalista. Nessa época teve grande influência de bateristas como Dave Lombardo, Gene Hoglan, Charlie Benante, Witchhunter, Tom Hunting, e Pete Sandoval, entre outros. Em 1988 a banda entrou em estúdio pra gravar sua 1ª demo-tape, e no mesmo ano fizeram os primeiros shows no circuito alternativo e independente do ABC e SP.

Em 1991 deixou a banda e entrou na banda WAY OUT OF TRAIL, que tinha um estilo de som entre o metal, hardcore, ska, funk, reaggae, rap, entre outros, o que na época era rotulado como “funk metal”. Nesse período ganhou outras influências no estilo de tocar, com bateras de bandas como Primus, Living Colour, 24-7 Spyz, Beastie Boys, Urban Dance Squad, Red Hot Chilli Peppers, Faith No More, Mindfunk, Prong e Mordred, por exemplo. Gravaram 2 demo-tapes, e fizeram alguns shows memoráveis em casas de show paulistanas como Aeroanta, Black Jack, Retrô e Der Temple, entre outros.

Em 1994, deixou essa banda e participou, por um curto período, da banda EVIL, de heavy metal. Logo depois entrou na tradicional banda de skate-punk do ABC, PAKDERMES, onde ficou por 2 anos e gravou um disco (que nunca chegou a ser lançado oficialmente), enquanto tocava em projetos paralelos.

Em 1995 entrou para a banda de hardcore NITROMINDS onde, ao longo de 17 anos gravou 11 álbuns, lançados no Brasil, e alguns deles na Europa, Estados Unidos, Canadá e Argentina. Essa banda participou de várias coletâneas, tributos, splits e tiveram músicas inclusas em alguns filmes de skate. Fizeram 8 tounês na Europa, 1 no Canada e 4 na Argentina. Ao longo de todos esse anos tocaram em 16 estados brasileiros, ao lado de diversas bandas gringas, entre elas,Suicidal Tendencies, Down By Lawn, Lag Wagon, Seaweed, Circle Jerks, entre outras. Participaram de festivais como Porão do Rock e Vaca Amarela, e em dezembro de 2010 abriram o show do Pennywise no Via Funchal em São Paulo e no Circo Voador no Rio de Janeiro. E em 2003 abriram o show do Sick Of It All no festival Wilwarin na Alemanha. Em 2012 o Nitrominds encerrou as atividades.

Em 2009, voltando as raízes, entrou na banda de thrash metal MUSICA DIABLO, com o vocalista Derrick Green do Sepultura. Em janeiro de 2010 gravaram um álbum full-lenght, produzido por Rafael Ramos da Deck Discos, que foi lançado no Brasil e na Europa. Em maio de 2010 fizeram uma turnê pela Europa, e na volta fizeram a turnê de lançamento pelo Brasil, tocando em vários shows e nos festivais Abril pro Rock, Porão do Rock e Goiânia Noise. Em 2012 o Musica Diablo encerrou as atividades.

Já substituiu bateristas das bandas Ratos de Porão, Grinders e Nervosa, entre outras, em alguns shows. Desde 2008 tem feito vários shows como baterista da banda Ação Direta (hardcore do ABC paulista desde 1987), tendo tocado em festivais como Goiânia Noise, e o QuebraMar em Macapá, além de vários outros shows pelo país.
Desde 2012 toca na banda de Thrash/Death Metal VOODOOPRIEST, que formou junto com o vocalista Vitor Rodrigues (ex-Torture Squad). Lançaram um EP com 5 músicas em 2013, e o álbum full-lenght, “Mandu”, em 2014. Ambos foram gravados no Norcal Studios em São Paulo e produzidos por Brendan Duffey e Adriano Daga. Lançaram 3 clipes, “Juggernaut” em 2013, “Swallowed by the Waters” em 2015, e “Mandu” em 2017. A banda tem tocado por todo país, passando por vários estados, e tocaram em alguns grandes festivais como Porão do Rock e Abril Pro Rock, entre outros. Em 2017 participaram do CD duplo de tributo ao Motorhead, lançado pela gravadora inglesa Secret Service Records, apenas com bandas brasileiras. E em 2018 lançarão um novo álbum full lenght de inéditas.

Desde 2012 também toca na banda de grindcore CRUEL FACE. Em 2013 gravaram o álbum “Smash, Kill & Erase”, que além da versão virtual, também saiu em cassette. Nesse ano também lançaram um split-cassette ao vivo com a lendária banda de mincecore belga, Agathocles.Em 2014 participaram de um CD tributo ao Agathocles, apenas com bandas brasileiras. Em 2015 lançaram o clipe do single “War Cry”. Em 2016 lançaram dois 7″ splits com Disturbance Project (Espanha), e com o X-torsion (Espanha). Em 2017 lançaram um split-cassette ao vivo com o Matka Teresa (Holanda), e um split cassette de inéditas com o Guro, de Londrina. Desde o retorno a banda tem tocado em vários shows e festivais de grindcore, em vários estados do Brasil.