Édipo Hummes começou desde muito cedo o contato com a música. Durante as passagens de som da banda de seu pai começou os primeiros passos na bateria, aos 4 anos de idade.
Ingressou como aluno na Fundação de Artes de Montenegro, onde cursou teoria e apreciação musical. Também foi aluno do Instituto de Bateria Bateras Beat, onde teve aulas com Luke Faro, além de aulas particulares com o genial Kiko Freitas.
Em 2003 tornou-se professor de bateria, e até hoje desempenha essa função, além de dirigir a Escola de Música Locomotiva.
Em 2012, Édipo foi chamado para acompanhar um dos artistas mais premiados do Sul do país, Délcio Tavares, com quem trabalha até hoje. O trabalho com a música nativista tem sido uma das suas grandes pesquisas e assuntos em workshop’s e masterclasses.
Édipo é membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cachoeirinha/RS e, além da música nativista do Rio Grande do Sul, também já dividiu o palco com grandes ícones da música evangélica nacional. Dentre eles, Asaph Borba, Adhemar de Campos, Nani Azevedo, Marquinhos Gomes e Cris Durán.
Édipo utiliza os modelos Masters, Decade e Export.