O baterista Esdras Silva da Cruz, nascido em 28 de Maio de 1988, em Niterói/RJ, é um bom exemplo do que se pode denominar de “menino-prodígio”. Desde criança, demonstrava paixão pela música, impressionando a todos com sua imensa desenvoltura.
As influências vieram de família, uma vez que esta se constituía, tipicamente, de ambiente musical. Dedê Silva, como é conhecido, começou a estudar bateria aos 4 anos de idade, com o baterista Natinho Battera, seu tio. O baterista vê no quesito “família musical”, um grande diferencial em sua formação, o que o tornou não somente um habilidoso e excelente baterista “pop-funk”, como também cantor, produtor vocal e compositor.
Estudou com alguns renomados professores, dentre eles: Natinho Battera, Cláudio Félix, Guilherme Gonçalves, Douglas Las Casas, Cristiano Galvão e Edu Ribeiro.
No cenário gospel, além de Sara Silva e Cassiane (com quem gravou 8 DVD’s), também trabalhou com Eli Soares, Nádia Santolli, Os Levitas, Jozyanne, Marquinhos Gomes e Ministério Toque no Altar (DVD 2011). Em 2011 e 2012, Dedê foi o baterista da cantora Mariana Valadão, em sua turnê “Vai Brilhar” .
Seu talento não foi exclusivamente conhecido e respeitado apenas no meio gospel, mas passou ganhar espaço na música popular brasileira, com os artistas: Perlla, Ivo Meirelles, Germana Guilherme, Nise Palhares, André Leonno, Karina Kar, Alê Ferreira, Thaís Motta, entre outros.
Uma novidade em 2012 foi a gravação do primeiro disco gospel da cantora Perlla, com quem já havia trabalhado anteriormente, atuando como baterista e produtor vocal.
Na música instrumental, trabalhou com músicos conhecidos nacional e internacionalmente, como Leo Gandelman, Márvio Ciribelli, Sérgio Chiavazolli, Tom Bergeron, Arthur Maia e André Vasconcelos.
No ano de 2013, Dedê Silva foi convidado a fazer parte da banda do cantor Naldo Benny, gravando seu último DVD “Naldo Benny – Multishow Ao Vivo” , permanecendo como seu baterista até o final de 2014.
O baterista tem um projeto instrumental com os músicos Josué Lopez, José de Arimatéia, Rafael Castilhol e Wilson Prateado, o grupo “DAM”.
Dedê Silva gravou projetos instrumentais dos saxofonista Josué Lopez e, em 2014, também passou a integrar o quarteto do baixista André Vasconcellos.
No ano de 2014, Dedê Silva gravou o disco de seu quarteto de sambajazz, o quarteto “Jambê”, formado por Adalberto Miranda (baixo), Gilmar Moraes (Piano) e Amanda Montavanelli (voz), com participações de músicos como David Feldman (piano), Leonardo Amuedo (guitarra) e Josué Lopez (sax).
Atualmente, Dedê Silva é baterista da cantora Anitta, em sua Turnê “Meu Lugar”, que já promete ser um dos maiores trabalhos de sua carreira.