NINA PARÁ

Natural de São Paulo/SP, Nina Pará despertou seu interesse pela música ainda na adolescência. Com 15 anos, iniciou os estudos de guitarra e, aos 18, migrou para a bateria, após assistir a um show do Mike Stern Trio, que, na época, contava com o incrível Dennis Chambers nos tambores. Desde então, o foco de Nina tornou-se a bateria. Seus professores foram Jorge Aniello, Ronald Turnbull, Douglas Las Casas, Aquiles Priester, Christiano Rocha, Stephane Chamberland, Dom Famularo e Cuca Teixeira.

Dentre as influências da baterista estão o rock, blues, heavy metal e rock progressivo. Porém, a música brasileira também faz parte da sua vida.

Os primeiros trabalhos profissionais de Nina foram em bandas cover de rock, apresentando-se em bares da cidade de São Paulo. Em 2002, foi chamada para integrar a banda Barra da Saia, composta unicamente por mulheres. Durante esse trabalho, Nina teve a oportunidade de excursionar pelo Brasil, fazendo shows em diversas cidades do país.

De lá para cá, Nina integrou diversos projetos e bandas, todas importantíssimas dentro de seu crescimento musical, como Crats, Illustria, Kavla, Lacme, Kriptonita e Punkake. Além de fazer diversas apresentações, teve a oportunidade de gravar e lançar discos com esses grupos, chegando a lançar clipes exibidos em canais como o Multishow. Outro trabalho de destaque foi junto ao cantor e compositor Landau. Com ele, Nina tocou entre 2009 e 2011, fazendo shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em dezembro de 2014, Nina Pará lançou seu primeiro disco solo. O álbum HeartBeat tem sete faixas instrumentais, e contou com a participação de músicos de reconhecimento em todo o país, como Lucas Bittencourt, Tatiana Pará, Fernanda Horvath, Geraldo Vieira, Bozzo Barretti, Sintia Piccin e Richard Fermino. Em julho de 2015 o disco foi lançado no auditório do Instituto Souza Lima, em São Paulo/SP.

Além do trabalho solo, atualmente Nina Pará toca com três bandas:

RONALDO E OS IMPEDIDOS – banda de rock nacional autoral, que conta com o vocalista Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro do Corinthians e apresentador de TV. O grupo está atualmente em turnê e acabou de lançar o EP “Onde está o Rock’ N Roll”.

LEBRAINZ – trio instrumental que tem em seu repertório as músicas do disco HeartBeat, de Nina Pará, além de composições que estão no EP do guitarrista Lucas Bittencourt. Além deles, também integra time o baixista Fábio Sena. O grupo trabalha também em músicas próprias, que estarão no CD de estreia, aguardado para 2018.

SUCK MY MAGIK – famosa banda cover de Red Hot Chili Peppers de São Paulo.

Nina Pará também dá aulas de bateria, sendo uma respeitada professora há mais de 10 anos. Desde 2005 realiza workshops e masterclasses em diversas cidades pelo Brasil.

Em 2013 passou a integrar o time de colunistas da revista Modern Drummer Brasil, a mais importante revista sobre bateria do país.

A baterista é patrocinada pela Pearl, Vic Firth, Sabian, Dudu Portes Luen, pela loja virtual Batera Clube e pelo fabricante de bags AleBags.

Discografia:

Lacme – Reverse – 2008
Lacme – Reverse Naked – 2008
Kavla – Surreal – 2008
Lacme – Mantras e Repetições de Rock – 2009
Illustria – Demons of War – 2009
Crats – Way – 2012
Lucas Bittencourt – 2012
Nina Pará – HeartBeat – 2014
Ronaldo e os Impedidos – Onde está o Rock N’ Roll – 2016